Quem Somos
Edições Anteriores
Links Interessantes
Contato
Traça On-line
Editorial Resenhas Entrevista Outros Traços Tracejando Nossos Traços Poesia Orelha Programação Literatura & Arte

Traça On-line em clima de poesia

Camila Tavares
15/04/2004

A poesia é destaque na nova edição do Traça On-line, com a 1ª Semana de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizada entre os dias 12 e 16 de abril. Iniciativa de alunos do curso de Letras, a Semana teve a presença de nomes consagrados como Nélida Piñon, Antonio Cícero, Ítalo Moriconi, entre outros. Ainda no mundo dos versos, a coluna de poesia apresenta a coleção 5 poetas, da Travessa dos Editores. Em uma caixa de papelão, cinco pequenos livros trazem um cardápio variado entre sonetos clássicos e os autores mais contemporâneos.

O Traça conferiu ainda o livro De fora da arca (Ática), de Ana Maria Machado, que conta a história da arca de Noé a partir dos bichos que não foram salvos. Para um público mais velho, Pensar é transgredir (Record), de Lya Luft, mostra que a vida deve ser saboreada, mas sem as receitas prontas dos livros de auto-ajuda. Marco Morel, historiador e professor do Departamento de História da UERJ, analisa Da Sedição de 1798 à Revolta de 1824 na Bahia (Unesp).

Na seção de entrevistas, o Traça falou com a professora da UFF e pesquisadora do CNPq Célia Linhares. Autora de vários livros e artigos, Célia comentou a reforma do ensino superior, idealizada pelo ministro Tarso Genro e a qualidade do ensino no Brasil.

No artigo dessa edição, a experiência do advogado José Linhares viajando pelo deserto. Um saboroso - e surpreendente - roteiro de viagem por terras nada familiares.


Editorial